quarta-feira, 13 de julho de 2011

Prolapso de glândula de terceira pálpebra


Jolie

Nesta semana o Dr Pedro Mancini, oftalmologista veterinário veio fazer dois atendimentos no Pet Real. Um dos pacientes é a Jolie, uma maltesa de 7 anos, que teve Prolapso de glândula de terceira pálpebra.

O prolapso da glândula da terceira pálpebra surge como uma massa rosada no canto interno do olho. Esta massa pode surgir em ambos os olhos, apesar de não aparecerem simultaneamente. É comum o prolapso regredir espontaneamente e recidivar algumas vezes, até que a glândula acaba por ficar definitivamente prolapsada.
A terceira pálpebra é uma membrana localizada no canto interno dos olhos. Na sua base e por detrás da membrana existe uma glândula lacrimal, responsável pela produção de cerca de 30% das lágrimas produzidas no olho.
O prolapso da glândula da terceira pálpebra ocorre quando a glândula, que normalmente está situada por detrás da membrana, se exterioriza devido a uma frouxidão do ligamento, passando a estar situada à frente e ficando assim exposta. Esta exposição provoca a sua inflamação e aumento de tamanho.
As raças que são mais frequentemente acometidas são: Boston Terriers, Bulldogs, Boxers, Lhasa Apso, Shi Tzu, Cocker Spaniels, Beagles, Grand Danois e Mastiffs, Shar Pei.
O tratamento é cirurgico, e consiste em suturar a glândula na sua posição correcta. Para além da parte estética, se a glândula não for recolocada irá haver fibrose com consequente atrofia e diminuição da produção de lágrimas, o que pode levar a uma condição conhecida como `olho seco`.
É desaconselhada a remoção cirúrgica da glândula, uma vez que estes pacientes ficam bastante mais predispostos a numa idade avançada desenvolverem queratoconjuntivite seca (olho seco). O “olho seco” é uma patologia grave, de difícil tratamento e a longo prazo bastante trabalhoso.

Um comentário:

Sirley disse...

Você sabe como agir caso aconteça ao seu cão? Olhos de cereja ou prolápso da glândula da terceira pálpebra: a atitude rápida e eficaz pode evitar a cirurgia. Leia mais ....

http://skonbull.blogspot.com.br/2010/09/prolapso-da-glandula-da-terceira.html