quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mastocitoma em cães


Jade, uma Pitt Bull operada hoje

Nódulo em pele

O mastocitoma, é o câncer maligno cutâneo que mais ataca os cães. Ocorre durante o crescimento desordenado dos mastócitos, células que fazem parte do sistema imunológico.

Pode ser classificado da seguinte forma:
-Grau I : é o menos agressivo, e normalmente tratado apenas com retirada cirúrgica, e tem o menor prognóstico de reincidência. A taxa de metástase é reduzida.
- Grau II: tem agressividade moderada. Deve ser retirado com grande margem de segurança (mínimo de 2cm). A taxa de metástase também é reduzida. Possui indicação de tratamento com quimioterapia.
- Grau III: é o mais agressivo de todos e com frequência apresenta metástase. Também deve ser feita retirada cirúrgica, aliada à quimioterapia.

Incidência: em geral, atinge cães com idade média entre 8-9 anos, mas podem surgir em animais jovens também, com menor incidência. Ñão há predileção por sexo do animal, e algumas raças são mais comumente acometidas, como Boxer, Boston Terrier, Labrador Retriever, Bull Terrier, Fox Terrier, e um estudo recente também levantou esta neoplasia em SRD´s, e também nas raças Cocker Spaniel, Pit Bull Terrier e Shar-pei.

Os mastocitomas caninos são muito variáveis, não sendo possível prever seu comportamento baseado em aparência clínica. O prognóstico pode ser estimado com informações provenientes do exame histológico e avaliação das margens cirúrgicas.

O tratamento do mastocitoma envolve cirurgia, quimioterapia e tratamento sintomático, utilizados isoladamente ou em conjunto.

Fontes:
www.crmv.com.br/download/Mastocitomas2.pdf
Oncologia Veterinária

Nenhum comentário: