sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cães que latem demais


Uma coisa que a gente ouve sempre são reclamações de pessoas que não agüentam mais ouvir o cachorro do vizinho latindo o dia inteiro, ou a noite inteira. É um tal de perguntar se existe alguma coisa para fazer o cachorro dos outros calar a boca... Muitas vezes o próprio dono do cachorro reclama que seu peludo late muito. Alguns quando ficam sozinhos, outros até mesmo quando a família toda está em casa.

Latir é uma coisa normal para os cães. Nada mais é do que um meio de se comunicar, de “falar” e expressar suas necessidades.

Latir é saudável, mas não quando este comportamento se torna tão repetitivo a ponto de incomodar as pessoas ou de deixar o próprio cão em um estado tal de ansiedade que acaba por deixá-lo estressado.

Um cachorro que late muito com certeza tem seus motivos, e estes motivos devem ser analisados e, sempre que possível, precisam ser tratados.

Quantos donos sofrem com a ameaça de ter que se desfazer de seu cachorro porque ele late demais e incomoda os vizinhos. Em apartamentos existe sempre a possibilidade de ter que se livrar do cachorro por pressões do condomínio. Em casas é o risco de um vizinho perverso acabar envenenando o cachorro.

Os motivos que levam um cão a latir excessivamente são muitos. Desde solidão, tédio, até o fato de ser muito nervoso e reagir a qualquer barulho a sua volta. No entanto o resultado final acaba sendo quase sempre o mesmo. Donos frustrados e cansados. Vizinhos irritados. Cachorros estressados.

Mas como nem sempre os cães latem quando seus donos estão presentes, ou às vezes a situação com a vizinhança já está tão ruim que é preciso tomar uma atitude imediata.

- Algumas dicas para identificar a causa dos latidos:
O primeiro passo para a gente fazer um cachorro parar de latir como um louco é entender por que cachorro late. Abaixo coloco uma lista com as principais causas deste comportamento:
  • Para avisar que existe algo estranho ou perigoso por perto.
  • Para chamar a sua atenção e pedir carinho e companhia.
  • Porque está entediado, com excesso de energia, ou estressado e tenta se comunicar com outros cães da vizinhança.
  • Porque está assustado.
  • Porque aprendeu a latir com outros cachorros (que moram ou não na mesma casa), ou você mesmo o ensinou sem querer, atendendo, brincando, ou dando carinhos quando ele late.
  • Por condicionamento. Como, por exemplo, latir para o interfone já que sempre chega alguém depois.
  • Por excesso de estímulos, como quando o cachorro é provocado por pessoas e outros cães que passam pelo portão, ou pela visão de outros animais pela varanda de um apartamento.

- Algumas dicas para ajudar o seu filhote, ou cachorro adulto, a se controlar:

  • Elimine a fonte que alimenta os latidos do peludo.
    Se o seu cachorro late muito porque vê as pessoas através do portão coloque alguma barreira visual entre ele e a rua, como uma madeira ou uma placa de metal, por exemplo. Ele late muito na varanda envidraçada? Experimente colocar um insulfilme espelhado virado para dentro.
    O problema é o interfone? Peça para o porteiro ligar algumas vezes por dia sem que haja alguém para subir.Nunca atenda o seu cão enquanto ele está latindo. Mesmo sendo difícil ignore-o até ele parar de latir.
    Se o seu bicho sofre de solidão tente arranjar um passeador que possa vir para distrair o seu cão com os passeios enquanto você está fora, ou pense em contratar uma pessoa que possa vir todos os dias, por meio expediente, para lavar uma louça, passar uma roupinha, e fazer muita companhia para o totó. Nem fica tão caro assim e você pode se informar no seu prédio se tem uma outra pessoa passando pelo mesmo problema e que queira contratar esta pessoa para o outro meio expediente.
  • Ensine o comando "Quieto".
    Comece a treinar o seu peludo a parar de latir depois de dois ou três latidos. Quando ele estiver latindo dê o comando “quieto”. Segure o fuço dele se for preciso ou use um spray de água bem na cara (experimente usar um destes borrifadores para plantas. Regule o bico para que saia um jato direto e não uma nuvem de água). Assim que ele calar o bico faça o maior carinho do mundo.
  • Exercite seu cachorro regularmente e rotineiramente.
    Cachorros precisam de rotina para evitar e aliviar estresse. Dependendo da raça, o exercício físico é imprescindível para que ele tenha oportunidade de gastar toda a energia acumulada durante o dia, além de manter o corpo em forma e saudável.

(Texto extraído do site: http://www.bitcao.com.br/)

Nenhum comentário: