sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cães e tutores podem se exercitar juntos, mas são necessários alguns cuidados

Tanto os cães quanto os seus tutores precisam de atividade física, e há uma série de exercícios que podem ser feitos juntos com seu animal de estimação.

Segundo a veterinária e professora da Universidade Estadual do Kansas, Susan Nelson, a obesidade é um problema que atinge também os animais de estimação. Os cães precisam se exercitar, mas cada raça requer um tipo e uma intensidade de exercício diferente. Portanto, o ideal é procurar um programa de exercícios que atenda tanto as necessidades do tutor quanto do animal.

Programa de exercícios com cães deve atender necessidades do tutor e do animal (Imagem: Reprodução/Terra)

Programa de exercícios com cães deve atender necessidades do tutor e do animal (Imagem: Reprodução/Terra)

Embora as necessidades possam variar conforme a idade, estado de saúde etc. do cão, Susan Nelson diz que existem diretrizes gerais para encontrar a atividade adequada ao seu animal de estimação – ou, se você ainda não tem um, encontrar o cão melhor adaptado às suas necessidades de atividade física. As dicas da veterinária:

. Em geral, cães grandes têm maior necessidade de gasto de energia do que os pequenos.

. Idealmente, os cães devem sair para se exercitar duas vezes por dia, por um período que varia de 15 a 60 minutos.

. É preciso que o cão e o tutor realizem exercícios aeróbicos por um período contínuo, com poucas pausas.

. Cães de tamanho médio e grande são melhores parceiros para corridas de longa distância. Os pequenos acompanham melhor as caminhadas ou corridas curtas.

. Os cães de porte médio são os que se dão melhor em atividades que envolvam agilidade.

. Nadar também é um bom exercício para cães. Os da raça retriever são os melhores na água.

Cuidados

A especialista da Universidade do Kansas também aponta alguns cuidados que devem ser tomados quando você vai se exercitar com seu cão:

. O animal também precisa ganhar condicionamento físico. Se você pretende correr com ele longas distâncias, faça um programa para aumentar gradualmente o tempo e os quilômetros corridos.

. Se o cão está acostumado a correr na grama, precisa se adaptar aos poucos a superfícies mais duras, como asfalto ou cimento.

. Todos os cães correm o risco de superaquecimento, mas certas raças estão mais propensas a isso, como os que têm nariz pequeno (buldogues, por exemplo) ou os que têm pelos muito longos e escuros.

. Para evitar desidratação, ofereça água ao seu cão com freqüência e procure fazer os exercícios no início da manhã ou no final da tarde.

. Os cães só devem fazer corridas longas após 12 a 15 meses de idade. Antes disso, os seus ossos ainda estão crescendo.

. Não alimente o seu cão logo após um exercício intenso. O ideal é que ele não coma uma hora antes ou uma depois do exercício.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: