quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que fazer com o animal após a morte?



Infelizmente, de modo geral nossos queridos amigos vivem menos tempo que nós, e embora seja muito doloroso pensar nisso, é importante , principalmente para quem tem um animal velhinho ou com doença grave, pensar o que fazer com o animal após a sua morte. Por várias vezes já presenciei clientes perdidos, que num momento tão sofrido, ainda são obrigados a decidir o que fazer com o corpo do seu melhor amigo, por isso , tento orientar todos da melhor forma possível, para que possam decidir com calma o que é melhor para seu companheiro.

Existem 04 alternativas:

1-Encaminhar o corpo para uma clínica veterinária, onde ele será recolhido pela prefeitura e incinerado, junto com outros corpos.
2-Cemitério de animais: Existem em São Paulo cemitérios, como o Cemitério Parque de Animais - Jardim do amigo (www.jardimdoamigo.com), que funcionam 24 horas, onde os animais são enterrados. Eu inclusive já fui até lá, para enterrar uma querida paciente, a Kelly, e posso afirmar que o animal é tratado com muito carinho e respeito. O local é muito bonito e calmo, todo gramado, e conta com uma sala de velório.
3-Crematório: Também em São Paulo, no Pet Memorial (http://www.petmemorial.com.br/), o animal é cremado individualmente, também funciona 24 horas, e conta com sala de velório. Após a cremação o Atestado de Procedência das cinzas é emitido pelo médico veterinário do Clube e entregue ao proprietário; junto com uma urna com as cinzas. Também já recorri a esse serviço, para animais de clientes, e da mesma forma posso atestar o respeito e idoneidade da equipe do Pet Memorial.
4-Enterrar o animal por conta própria: quem mora em casa, ou sítio, as vezes opta por essa solução, mas é importante lembrar que em casos de doença infecto contagiosa essa opção não é a ideal, e o proprietário deve ter o cuidado de evitar a contaminação do solo, embalando o corpo num saco plástico resistente.

Nenhum comentário: