terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DAPP - Dermatite Alérgica à Picada de Pulga



A picada de pulga é uma das principais causas de alergia em cães e gatos.

Você sabia que os nossos animais de estimação também têm alergia? Isso mesmo, a doença de pele mais freqüente nos cães e gatos são as dermatites alérgicas. Devemos ficar atentos com aquela coceirinha que não deixa os animais sossegados e que também traz muito incômodo para os donos, esta coceira pode ser decorrente de um processo alérgico.

As principais vilãs dos problemas de alergia nos cães e gatos são as pulgas. A saliva das pulgas contém componentes que irritam a pele dos nossos animais.

Na dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP) ocorre uma reação cutânea intensa nos cães e gatos hipersensíveis às picadas. Os sintomas se distribuem de forma característica pela parte interna da coxa e do abdômen e ao longo da espinha dorsal e dos quartos traseiros. Frequentemente o animal perde pêlo e a pele fica vermelha e irritada. Em casos mais intensos, os animais apresentam nódulos inchados e com crostas, lesões com pus e placas cutâneas amareladas. Animais com esta hipersensibilidade podem ter apenas uma ou duas pulgas que desencadeiam todo o processo que lhes causa uma coceira intensa.

Não há na literatura nacional um levantamento sobre a freqüência de ocorrência das dermatites alérgicas dos caninos, mas seguramente a DAPP é a mais freqüente em nosso meio e, é responsável por mais que 50% dos casos, segundo o dermatologista Ronaldo Lucas. Não há predisposição sexual ou etária, normalmente acometem animais adultos jovens, sendo que a maioria dos casos ocorre entre dois e cinco anos de idade.

Se for constatada a presença de pulgas, estas devem ser eliminadas, com produtos pulicidas de contato, ou seja, deve-se optar por produtos que eliminem as pulgas antes mesmo que estas se alimentem. O veterinário deve lembrar de controlar a população de pulgas em todos os animais que convivem juntos e no ambiente e após um rigoroso controle das pulgas, os animais vão apresentar melhora do quadro alérgico.
Fonte: Virbac

Um comentário:

Nika disse...

Meu cão apanhou essa doença faz 6 meses, coitado, ficou bem mal, por causa de uma pulga, ele tem alergia á pulga....agora nas zonas onde cairam o pêlo, ainda não cresceu, será k não cresce mais???? tenho essa dúvida....será k me podia esclarecer!