quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Criptorquidismo em cães



Na entrevista com a especialista em reprodução, Profa. Dra. Silvia E. Crusco, você entenderá um pouco mais sobre uma patologia que afeta muitos cães machos, o criptorquidismo.

O que significa criptorquidismo?
Crisptorquidismo é descida incompleta de um ou ambos os testículos para o escroto (bolsa escrotal).


No caso do testículo não 'descer', onde ele fica localizado?
O testículo (ou ambos) pode se localizar no abdome ou no anel inguinal (canal de passagem do testículo, do abdome para a bolsa escrotal).

Quais são as causas do criptorquidismo?
Normalmente é uma doença de origem genética ou fatores não hereditários, como por exemplo, desequilíbrio hormonal. Somente os machos possuem os sintomas, porém as fêmeas podem ser portadoras do gene alterado e transmitir para seus filhotes.

Como é diagnosticado?
Na época de vacinação, ou em consultas de rotina, o médico veterinário identifica o problema através de inspeção visual, palpação ou ultrassonografia.

Quais as raças mais afetadas?
As raças mais afetadas (em ordem por risco de incidência) são: Poodle toy, Lulu da Pomerânia, Yorkshire, Teckel miniatura (daschund), Cairn terrrier, Chihuahua, Maltês, Boxer, Pequinês, Bulldogue inglês, Old english sheepdog, Poodle miniatura, Schnauzer miniatura, Shetland sheepdog, Husky siberiano e Poodle standard.

E os cães sem raça definida também correm risco?
Sim, porém bem menor do que os de raça pura.

Com que idade o testículo deve ter descido?
Em condições normais, os testículos dos filhotes descem para o escroto entre o 10º e 42º dia de idade. Nunca deve ultrapassar 6 meses de idade.

Existem tratamento para o criptorquidismo?
Sim, pode ser feito a base de hormônios, orquiopexia (fixação do testículo retido no escroto, feita através de cirurgia) e orquiectomia (castração). O melhor tratamento é a orquiectomia (castração) do cão. Isto devido a duas razões principais: existe um alto risco de incidência de tumores no testículo retido e por outro lado, se ele cruzar (mesmo com um testículo só isto é possível) o problema será, com grandes possibilidades, transmitido para as gerações futuras (filhos, netos, etc.).

Quais os tipos de tumores que podem acometer o testículo retido?
Os tipos histológicos de neoplasia (câncer) mais comuns diagnosticados no testículo retido são o sertolinomas (50%) seguidos de seminomas (33%), teratomas e cistos dermóides.

O que acontece quando o cão apresenta tumor no testículo retido?
O cão cujo testículo retido desenvolver uma neoplasia pode apresentar modificações de comportamento como: hipersexualidade, excitabilidade, irritabilidade e tendência a agressividade. Fertilidade modificada ou diminuída e alto risco de torsão do cordão espermático. Além de todas complicações clínicas e cirúrgicas pela presença do tumor. Como a maioria das neoplasias testiculares, no caso de criptorquidismo, não são malignas, a castração poderá reverter os sinais clínicos.

Fonte: Webanimal www.webanimal.com.br

Florinda!



Linda, em mais um dia aqui, superando sua timidez!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Terça feira de muita farra!










Chokito X Xuxuzinho



Pobre Xuxuzinho...O Chokito ( dashund) fica com o seu brinquedo, e no final o Fred (Yorkshire) ainda briga com ele....

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

sábado, 26 de novembro de 2011

Banho e tosa




Com a chegada do verão, muitos proprietários preferem tosar seus cães de pêlo longo, para que eles sintam menos calor e fiquem mais confortáveis. Uma das alternativas para algumas raças como Shih-Tzu e Lhasa apso, é fazer a tosa na máquina no corpo ( que fica bem curtinha, e de manutenção mais fácil) e na cabeça e cauda fazer a tosa na tesoura. Fresquinhas e lindas: Rosinha, Julieta e Margarida.

Sábado, antes da chuva...




Mais filminhos de ontem!



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O perigo das infestações por pulgas e carrapatos





Se você observar o seu cão ou gato se coçando bastante, é possível que ele tenha carrapatos ou pulgas. Mas a coceira e o incômodo não são os principais perigos da infestação por esses parasitas, porque como eles sugam o sangue, podem transmitir doenças, ou enfraquecer o sistema imunológico do animal, tornando-o vulnerável a outras infecções.

O problema pode começar com apenas uma pulga ou carrapato que o infestou durante uma caminhada no parque. Uma pulga fêmea pode colocar mais de uma centena de ovos em um determinado momento. Conforme o número de parasitas aumenta, o mesmo acontece com o risco que representam para a saúde do seu animal de estimação. As pulgas podem causar alergia, perda de pêlos, dermatites e transmitir vermes intestinais. Carrapatos também causar infecções graves aos animais de estimação, tais como doença de Lyme, Babesiose e Erliquiose, que podem levar o animal a óbito.

Por tudo isso, o ideal é prevenir a infestação por esse parasitas, que é ainda mais comum nesta época ( quente e úmida), com produtos específicos, como aqueles que passamos na nuca do animal.

Turminha brincando!





Oi Iron !

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Colo concorrido





O colo do Carlos é o mais disputado do Pet Real !

Muita bagunça!





Quando a Charlie ( Rottweiller) e o Bento ( Golden) se juntam, é difícil fazer uma foto que preste rssss

Pretinha



A Mel, uma dashund, tem uma pelagem bem pretinha, até brilha! Meiguinha e carinhosa , essa menininha encanta a todos!

Trio parada dura!


Princesa


Bebê


Pretinho

No Agility!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Beijo para mamãe!!!



Grude, o pequeno grande aluno do Thiago!

Turma reunida!






Trio do Quarteto!







Como o Teco esta em tratamento para a coluna, e não pode fazer aulas de Agility, seus três irmãos viraram o trio do Quarteto rsss E olha como eles estão fazendo direitinho!!!

Bom começo!



Max, começando as aulas de Agility! Parabéns Max!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Segundona!!!






Florinda



Florinda, uma SRD, veio hoje conhecer nosso espaço. Ela é muito tímida, não esta acostumada com o contato de pessoas e animais que ela não conhece, e por isso passou o dia aqui hoje, para se sociabilizar com seus companheiros de 04 patas. E felizmente ela já se movimentou bastante ( animais tímidos tendem a ficar isolados num canto) e cheirou e se deixou cheirar pelos outros cães. Bom começo Florinda, Parabéns!

Escadinha


Kito ( Bulldog Francês), Robinho ( Maltês) e Luna ( Labradora)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Agiliteiros!


Grude e Bia, tão comportadinhos no `senta`e `fica`


Bia, fazendo os vídeos mais curtos do Pet Real rssss


Grude


Fiel

Bia, Grude e Fiel, uma dashund, um SRD e um border collie, provando que o Agility pode ser para qualquer raça e tamanho de cão, desde que ele tenha condições físicas de praticar o esporte. E os benefícios são muitos: adestramento ( já que o cão precisa aprender os comandos básicos), melhora o condicionamento físico (contribuindo para sua saúde e longevidade), fortalecimento muscular, reduz as chances de sobrepeso e os problemas decorrentes dele. Além disso, a atividade física libera no animal hormônios relacionados ao bem-estar que reduzem os níveis de estresse e ansiedade muito comuns nos cães que passam muitas horas sozinhos. E dá para ver a alegria dos três ao completar seu percurso! Que tal seu animal praticar?

Diversão garantida!