sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Piometra



A piometra é uma infecção bacteriana, que ocorre dentro do útero de cadelas e gatas. Há várias causas para a ocorrência da doença: tendência genética, administração de estrógeno para evitar gravidez em cadelas, administração de progesterona em gatas, etc. E, o tratamento é um só: cirurgia de castração – isto é, a remoção do útero e ovários.

A Piometra pode se apresentar de duas formas:
Piometra de cérvix aberta: ocorre corrimento vaginal através da cérvix, que pode ser sanguinolento a muco purulento (mal cheiroso e com cor de pus), e em geral é observado de 4 a 8 semanas após o término do estro (“cio”).
Piometra de cérvix fechada: sem presença corrimento vaginal. Forma mais grave da doença, pois algumas fêmeas afetadas ficam doentes antes dos tutores perceberem que existe um problema. Por não haver drenagem do conteúdo uterino, pode haver rompimento, com extravasamento do conteúdo para dentro do abdômen, levando a um quadro de peritonite, com risco de morte.

Além do corrimento vaginal, os sinais clínicos clássicos de piometra são perda de apetite de parcial a completa, febre, letargia, perda de peso, aumento do volume abdominal, vômito, diarreia, aumento no consumo de água e quantidade de urina.

Nenhum comentário: