quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Câncer de pele em cães



Você pode não dar muita atenção ao câncer de pele no seu cão, porque o seu companheiro leal é coberto de pêlos e protegido do sol. Mas você deve saber que os tumores de pele, que podem ser malignos, são os tumores mais comuns encontrados em cães. Felizmente, quando diagnosticados no início, muitos casos de câncer de pele em cães podem ser tratados com sucesso.

Nem todas as variedades de câncer de pele no cão são causadas pela exposição ao sol, mas os danos do sol à pele pode ser um fator causal. Todos os cães têm certas áreas, tais como o nariz e as almofadas dos pés, onde não há pêlos para proteger a pele sensível do sol. Além disso, animais com pelagem de cor clara ou fina são mais suscetíveis a danos causados ​​pelo sol em todo o corpo.

Como alguns tipos de câncer de pele do cão, incluindo melanomas e mastocitomas, são fatais se não tratados, é importante que você procure seu veterinário para verificar qualquer crescimento suspeito, nódulos ou verrugas, lesões que sangram com facilidade ou áreas que não cicatrizam,áreas que o cão está sempre lambendo ou coçando, massas ou tecidos que parecem diferentes das áreas circunvizinhas na boca, olhos ou orelhas.

Existem diferentes tipos de câncer de pele no cão. Três dos mais comuns são:

Melanoma - Assim como nas pessoas, o melanoma é um tipo de câncer de pele maligno em cães que afeta as células conhecidas como melanócitos.
Normalmente aparecem na boca ou nas mucosas, embora cerca de 10% das vezes eles são encontrados em partes do corpo coberto de pêlos. Eles tendem a crescer extremamente rápido e é muito comum causarem metástases em outros órgãos , como os pulmões e fígado.
Ninguém sabe exatamente qual a sua causa, embora fatores genéticos parecem desempenhar um papel. Além disso, trauma ou compulsão por lamber de um ponto particular na pele podem aumentar a probabilidade de que as células se multiplicarão, aumentando assim as chances de que as células vão sofrer mutações durante o processo de divisão e se tornarem cancerosas.

Carcinoma de células escamosas- Esta forma de câncer de pele do cão, que ocorre na epiderme, é muitas vezes causada pela exposição ao sol. Os cientistas acreditam que pode haver também uma conexão entre o papiloma vírus e o desenvolvimento de tumores de células escamosas em determinados cães.
Apesar dos tumores de células escamosas normalmente não se espalharem para os gânglios linfáticos vizinhos, eles são agressivos e podem levar à destruição de grande parte do tecido ao redor do tumor.

Mastocitomas- Ocorrem nos mastócitos do sistema imunológico e são os tumores de pele mais comuns em cães. Os veterinários não sabem o que faz com que mastocitomas se desenvolvam, embora tenha havido casos em que tenham sido associada à inflamação ou irritação na pele. Evidências sugerem que fatores genéticos são muitas vezes importantes, e os hormônios estrogênio e progesterona também pode afetar o crescimento do câncer.
Os sintomas dependem do tipo de câncer e onde o tumor está localizado no corpo do seu cão.

O tratamento depende do tipo de tumor e sua localização:
A cirurgia é frequentemente o primeiro passo para melanomas. Se o melanoma não pode ser removido em sua totalidade ou se ele se espalhou para os nódulos linfáticos próximos, a radiação é comumente usado. Nestas situações, o câncer pode entrar em remissão em quase 70% dos casos, embora a recorrência é comum. Quimioterapia é frequentemente usada em combinação com a cirurgia e / ou radioterapia.

Carcinomas de células escamosas muitas vezes podem ser removido cirurgicamente, sem necessidade de radioterapia ou quimioterapia.

Mastocitomas são melhor tratados por remoção cirúrgica com ou sem radioterapia, dependendo do tamanho e localização do câncer de pele. Com base no grau do câncer e do grau em que ele se espalhou, a quimioterapia e / ou esteróides podem ser usados ​​também.

Nenhum comentário: