quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fórmula para um cão equilibrado e saudável



*
Exercício
*
Disciplina
*
Carinho...Nessa ordem!

Exercício:

Essa é a primeira parte da fórmula da felicidade do seu cão - e é algo que não pode ser esquecido.Ironicamente, é a primeira coisa que a maioria dos donos deixa de fazer.Simplesmente sair e se exercitar parece ser um hábito esquecido na sociedade de hoje em dia.Nossa vida moderna é tão corrida que parece algo muito complicado sair para passear com os nossos cães.

Dica:Você precisa sair para caminhar com o seu cão.Todos os dias. De preferência, pelo menos duas vezes ao dia.E, no mínimo, por trinta minutos de cada vez.

Disciplina:

As pessoas que se recusam a dizer essa palavra geralmente definem disciplina como castigo.É claro que quer dizer regras, limites e restrições.Mas também tem um sentido muito mais profundo.

Disciplina no que se refere ao nosso trabalho com os cães, é controlar o seu horário de acordar e comer e como devem interagir uns com os outros.Estabelecer regras, do descansar, quando fazer xixi, quando correr, quando não correr, quando cavar, onde deitar.Tudo isso faz parte da disciplina.

A disciplina não é um castigo.São regras, limites e restrições que existem para o bem dos cães e do nosso relacionamento com eles.

Carinho:

Os cães de hoje podem sentir falta de exercícios e de disciplina, mas certamente têm carinho de sobra.Os carinhos são muito físicos, o toque significa muito para eles, tanto na natureza quanto vivendo conosco.Mas, o carinho que não foi conquistado pode ser prejudicial aos cães - principalmente o carinho dado no momento errado.

Quando é o momento certo de dar carinho? Depois de o cão ter se exercitado e se alimentado.Depois que ele muda o comportamento indesejado e passa a fazer o que você quer. Após ter respeitado uma regra ou um comando.

Quando é o momento errado de dar carinho? Quando o cão está com medo, ansioso, mostrando-se possessivo, dominante, agressivo, choroso, uivando, latindo - ou desobedecendo a alguma regra.

Lembre-se: Apenas nós, seres humanos, acreditamos que, se não dermos carinho aos nossos cães o tempo todo, estamos privando-os de algo.

( Texto extraído do livro: O Encantador de cães - de Cesar Millan)

Nenhum comentário: