segunda-feira, 26 de abril de 2010

Saiba como prevenir a gripe nos cães



O inverno está chegando e com ele uma doença muito comum, que atinge tanto os bichos de estimação quanto as pessoas: a gripe. Com a proximidade do inverno, o tempo fica seco, as temperaturas caem e há um grande aumento de cachorrinhos sendo levados por seus donos ao veterinário.

Tosse, febre alta, secreção nasal e ocular, falta de apetite e fraqueza são alguns dos muitos sintomas dessa doença, segundo Andrea Bonates, veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).

- A gripe canina é bem semelhante a gripe humana. Os cães têm os mesmos sintomas, mas o principal deles é a tosse forte, normalmente com catarro, chamada tosse rouca. A tosse tem essa característica porque a laringe e a traquéia do bicho ficam muito irritadas.

A veterinária explica que um conjunto de fatores previne a gripe em cães.

- O dono deve seguir o protocolo de vacinação, além de evitar que o animal durma em locais úmidos e frios, bem como evitar dar banhos frios no bicho de estimação. As vacinas intranasais são as que têm resposta mais efetiva como forma de prevenção.

Segundo Andrea, se não houve jeito e seu cachorrinho já está com gripe, alguns cuidados devem ser tomados para que ele se cure e não contamine outros animais.

- O tratamento é baseado nos sintomas que os animais estão apresentando. Pode-se entrar com antibióticos, antiinflamatórios, xarope fluidificantes que servem para eliminar a secreção, broncodilatadores e até a fluidoterapia (o animal é internado por algumas horas para tomar soro e glicose por via intravenosa). O cão que está com gripe deve ficar isolado enquanto estiver gripado para não passar transmitir a doença para outros cães.

A veterinária alerta que os cuidados devem ser redobrados com filhotes e cachorros idosos.

- Os filhotinhos e os animais muito idosos podem evoluir o quadro para uma pneumonia e morrer, por isso a atenção com eles deve ser redobrada.

Um comentário:

MERCATTOUNO disse...

Estrela,
Excelente o blog... Parabéns.
Bjs BONETTI