quarta-feira, 17 de março de 2010

Veja as doenças oftalmológicas que podem cegar seu animal



O importante é procurar um veterinário especializado o quanto antes
Camila Fernandes, do R7

Coceira, fotofobia (sensibilidade a luz), secreção, aumento do volume ocular, olhos vermelhos e lacrimejando são os principais sinais de que seu bichinho de estimação esteja com alguma doença nos olhos.

Segundo Angélica Safatle, veterinária do serviço de oftalmologia veterinária da USP, as doenças oftalmológicas são muito comuns em cachorros e gatos e devem ser tratadas rapidamente por um especialista.

- O olho é uma estrutura muito pequena e tem uma função muito importante. Se o dono demorar para levar o animal ao veterinário especializado em oftalmologia e não for feito um diagnóstico preciso, há grandes chances desse bicho perder a visão. O mais recomendado é não tentar tratar o animal em casa.

As principais doenças oftalmológicas nos pets são: ceratite, uveíte, glaucoma e catarata. Segundo a veterinária, o diagnóstico dessas patologias são feitas por dilatação das pupilas, medição da pressão intra ocular, corante para fazer contraste e detectar alguma úlcera na córnea.

A ceratite é uma doença na córnea que pode aparecer por causa de uma infecção ou uma batida e o animal sente muita dor. Existem dois tipos de ceratites, a ceratite ulcerativa (com feridas) e a ceratite não ulcerativa (sem feridas). Essa doença é muito comum em cães e gatos e o tratamento depende da causa, podendo ser tratada com anti-inflamatório ou antibiótico, por colírio ou via oral.

A uveíte é a inflamação da íris dos olhos e geralmente é acompanhada de doenças no corpo do animal, como por exemplo a hemoparasitose, um parasita que destrói as células sanguineas provocando anemia ou também um tumor. Essa donça pode ser originada por uma infecção, um trauma ou por intoxicação.

O glaucoma é uma doença que provoca o aumento da pressão ocular. Essa doença em cães é muito agressiva e o tratamento deve ser feito com urgência. Quanto mais rápido for diagnosticada a doença, maiores são as chances de evitar a cegueira. O tratamento do glaucoma é feito por medicação ou cirurgia, para tentar diminuir a pressão dos olhos.

A catarata é a opacidade da lente ocular e se caracteriza pela mancha branca nos olhos e na maioria das vezes é uma doença hereditária ou causada por diabetes e traumas. Como é considerada a doença mais grave, dentre as oftalmológicas, o único tratamento é a cirurgia para a retirada da mancha branca.

Agora que você já sabe como cada doença se manifesta e quais são os tratamentos, o mais indicado é correr com o seu bichinho ao veterinário especializado se qualquer um desses sintomas aparecer.

Nenhum comentário: