segunda-feira, 29 de junho de 2009

Obesidade em cães e gatos - 01



Hoje vamos falar sobre um problema cada vez mais comum em nossos pacientes, a obesidade. Mas como o tópico é extenso vamos dividir em 3 partes : As causas mais comuns da obesidade e como reconhecer um animal obeso, os problemas de saúde que ela causa e como combatê-la.

Estima-se que cerca de 30 % dos cães hoje sofrem com a obesidade, e o número de gatos deve ser bastante parecido.
Certas raças tem maior tendência a obesidade, como os labradores, os beagles, os bulldogs, os bassethounds e os rottweilers.
O excesso de peso isoladamente não é sinal de um animal gordo, pois alguns animais como os Pit Bulls tendem a ser bastante pesados, pela massa muscular de seu corpo.
O animal obeso é aquele em que a linha da cintura não é mais estreita que o tórax e que o dono já tem dificuldade de palpar suas costelas.


A principal causa da obesidade é a superalimentação, pois os animais comem mais do que necessitam para o funcionamento de seu metabolismo e suas atividades diárias. Isso é particularmente comum em animais que também recebem comida e petiscos durante o dia, além da ração que já tem tudo que ele necessita.
Cerca de 15 % dos cães obesos tem algum problema hormonal, o que justifica esse sobrepeso. E 10 % tem o que chamamos de obesidade de stress, ou seja, são animais que usam o alimento como forma de aliviar a tensão ( que pode ser causada por solidão, falta de atividade física e etc...).


Um comentário:

petescadas disse...

Cães e gatos obesos são muito ajudados com o uso de escadas e rampas e mais ainda com o avanço da idade. WWW.petescadas.com.br ajuda nossos bichinhos em seus melhores dias